Antologia Literária — O que é isso?

Quando um autor anuncia que terá mais um trabalho de sua autoria publicado em uma antologia literária, a primeira pergunta que surge é “o que é isso?“.

Essa é uma questão que a maioria das pessoas levantam a partir do momento em que o autor independente começa a divulgar o seu trabalho com entusiasmo e é desanimador ver a reação de desdém que as pessoas têm ao perceber que não é um livro solo.

Mas, afinal, o que é antologia literária? Quem publica em uma não merece ser classificado como autor de sua obra? Ou não deve ser considerado escritor?

Antologia ou coletânea, qual é o correto?

Há controvérsias entre os mais consagrados autores e escritores, alguns preferem usar o termo antologia e outros coletânea, ambos existem e acredita-se que toda antologia é também uma coletânea, mas nem toda coletânea é uma antologia. Isto é, há uma longa discussão acerca do assunto e é melhor deixarmos para depois. 

Agora vamos descobrir juntos o que é uma antologia.

Ao pesquisarmos o termo “coletânea literária” no wikipedia.org somos redirecionados automaticamente para a página de “antologia” que esclarece o significado de sua terminologia: 

Antologia (em grego, ανθολογία ou “coleção de flores”) é uma coleção de trabalhos literários (ou musicais e também o cinema) agrupados por temáticaautoria ou período. A palavra vem do nome da mais antiga antologia de que se tem conhecimento, organizada pelo poeta grego Meléagro.

Antologia é usado para categorizar coleções de obras curtas, tais como histórias curtas e romances curtos, em geral agrupados em um único volume para publicação.

Ou seja, o autor que publica em uma antologia literária é o detentor dos direitos autorais do seu texto e visa uma grande oportunidade para divulgar o seu trabalho. Geralmente o autor não ganha nada para escrever ou publicar o seu trabalho e nem quer ficar famoso com isso, ele escreve porque gosta e encontra na arte da escrita uma válvula de escape. O escritor ao publicar em uma antologia, continua sendo autor de suas obras e merece ser considerado como tal. 

Não questione uma obra, apenas leia.

Valorize a publicação independente, valorize o trabalho autoral.

Compre antologias, ajude a fortalecer a literatura brasileira e seus autores.

Fontes:

Sobre antologias, por quê participar?

A diferença entre antologia e coletânea.


9 comentários sobre “Antologia Literária — O que é isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s