Quando um autor anuncia que terá mais um trabalho de sua autoria publicado em uma antologia literária, a primeira pergunta que surge é “o que é isso?“.
Essa é uma questão que a maioria das pessoas levantam a partir do momento em que o autor independente começa a divulgar o seu trabalho com entusiasmo e é desanimador ver a reação de desdém que as pessoas têm ao perceber que não é um livro solo.
Mas, afinal, o que é antologia literária? Quem publica em uma não merece ser classificado como autor de sua obra? Ou não deve ser considerado escritor?
Antologia ou coletânea, qual é o correto?
Há controvérsias entre os mais consagrados autores e escritores, alguns preferem usar o termo antologia e outros coletânea, ambos existem e acredita-se que toda antologia é também uma coletânea, mas nem toda coletânea é uma antologia. Isto é, há uma longa discussão acerca do assunto e é melhor deixarmos para depois.
Agora vamos descobrir juntos o que é uma antologia.
Ao pesquisarmos o termo “coletânea literária” no wikipedia.org somos redirecionados automaticamente para a página de “antologia” que esclarece o significado de sua terminologia:
Antologia (em grego, ανθολογία ou “coleção de flores”) é uma coleção de trabalhos literários (ou musicais e também o cinema) agrupados por temática, autoria ou período. A palavra vem do nome da mais antiga antologia de que se tem conhecimento, organizada pelo poeta grego Meléagro.
Antologia é usado para categorizar coleções de obras curtas, tais como histórias curtas e romances curtos, em geral agrupados em um único volume para publicação.
Ou seja, o autor que publica em uma antologia literária é o detentor dos direitos autorais do seu texto e visa uma grande oportunidade para divulgar o seu trabalho. Geralmente o autor não ganha nada para escrever ou publicar o seu trabalho e nem quer ficar famoso com isso, ele escreve porque gosta e encontra na arte da escrita uma válvula de escape. O escritor ao publicar em uma antologia, continua sendo autor de suas obras e merece ser considerado como tal.
Não questione uma obra, apenas leia.
Valorize a publicação independente, valorize o trabalho autoral.
Compre antologias, ajude a fortalecer a literatura brasileira e seus autores.
Fontes:
Sobre antologias, por quê participar?
A diferença entre antologia e coletânea.
Que post bacana, Tatiane! É isso mesmo. Temos que valorizar a literatura nacional, prestigiando as boas coletâneas independentes. Obrigado pela menção! Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Temos que valorizar e nos unirmos enquanto autores nacionais em busca de mais espaços para os nossos escritos! Seu texto me ajudou muito também… Eu que agradeço, sobretudo, pela visita. 🐼
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Tatiane.
Obrigada pela explicação!
Seu blog é muito bacana, parabéns!
Grande abraço.
CurtirCurtir
Olá, Madilene!
Eu que agradeço você pela visita.
Volte sempre, quero continuar compartilhando muitos conhecimentos com vocês por aqui.
Beijinhos 🐼
CurtirCurtir
Eu fico bem confuso sobre isso as vezes, obrigadoo por explicar, Otimo blog.
CurtirCurtir
É algo confuso mesmo, principalmente quando tentamos aprender simultaneamente.
Ainda bem que nós conseguimos aprender juntos!
Muito obrigada, volte sempre… 🐼💜
CurtirCurtir