Romance fix-up — O que é isso?

Neste ano eu participei do lançamento do King Edgar Palace no Livros em Pauta como uma das autoras da obra com o conto “Hitobashira“.

O KEP (apelidado carinhosamente assim pelos seus autores e pela editora) é uma antologia literária de romance fix-up do gênero terror.

Você deve estar pensando: EITA! O que é tudo isso aí? 

Calminha… Muita informação de uma só vez, né?! Eu entendo, vamos processar essas informações juntos. Não é tão complicado quanto parece e eu vou mostrar tudo aqui no blog pra você!

O King Edgar Palace é um projeto de publicação de um romance fix-up, cujo intuito é a valorização dos autores que já publicaram em coletâneas da Andross Editora. Antes do Palace, houve o Hotel: King Edgar Hotel, o primeiro romance fix-up da Andross.

Mas afinal de contas o que significa esse termo?

Você pode ler a resenha que eu fiz do King Edgar Hotel clicando aqui.

Durante as vendas eu percebi que alguns leitores ficam bastante confusos em relação aos significados dos termos usados por nós autores e achei que seria interessante compartilhar o conceito dessas palavras para que todos possam ter uma leitura melhor de nossas obras.

Como nessa semana eu já falei o que é uma antologia literária, hoje eu vim explicar o que é um romance fix-up e em breve irei fazer um relato sobre o meu processo de criação em um gênero que, como muitos sabem, eu sempre tive medo e não gostava.

Fix-up significa, ao pé da letra, algo como “conserto”, “gambiarra”, “guaribada”. O termo surgiu da ficção científica dos EUA que, inicialmente publicada nesse país quase que só na forma de contos e seriados em revistas pulp, começou nos anos 50 a contar com um mercado para livros de maior fôlego. Muitos autores resolveram reunir contos já publicados, que aproveitavam o mesmo universo e alguns dos mesmos personagens, em histórias maiores, com as devidas adaptações. Entre os exemplos mais importantes, incluem-se Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury, Duna, de Frank Herbert, Fundação e Eu, Robô, de Isaac Asimov, Um Cântico para Leibowitz, de Walter Miller e Missão Interplanetária de Van Vogt (Voyage of the Space Beagle, no original).

Ou seja, um romance fix-up são histórias independentes que se passam num mesmo cenário, num mesmo ambiente ou com personagens interligados ou frequentes.

A série King Edgar teve início com o King Edgar Hotel, onde medos e horrores se revelaram e coisas estranhas aconteceram nos quartos daquele Hotel, até uma explosão acabar com o edifício nos últimos meses de 2015. O King Edgar Palace foi inaugurado nos primeiros dias de 2017, no mesmo local onde antes existiu o King Edgar Hotel, no centro velho de São Paulo e marca a continuação de sucesso do projeto King Edgar.

Você ainda não entendeu porque ambos são considerados antologia literária e romance fix-up? Os edifícios contém diversos andares, com quartos pertencentes a autores diferentes. Há alguns personagens fixos (os funcionários) e os contos se passam no mesmo lugar, dentro do Hotel, em seus mais variados ambientes — que vão desde o restaurante na entrada do edifício até os níveis do subsolo. A bela organização dos editores Alfer Medeiros e Lara Luft permite que alguns contos sejam interligados, o que nos faz sentir hóspedes e testemunhas de todos os horrores que ali ressurgem.

Viu? Não é tão difícil quanto parecia no início, né? E, além de tudo, é um trabalho maravilhoso que eu tenho muito orgulho em fazer parte ao lado de grandes autores nacionais! Gostou? Então, corre garantir o seu exemplar comigo!!!

648468465465

Fontes:
Um inferninho da cor do céu
Projeto Especial Andross

Você sabia que o Blog Escritopias está no FacebookInstagram e Twitter? Acompanhe tudo o que rola por aqui em sua rede social favorita! 💜

6 comentários sobre “Romance fix-up — O que é isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s