[RESENHA] Khaos e Khalmaria – contos para um café da tarde — Daniel Constantini

khaos-khalmaria-contos-cafe-tardeLivro: Khaos e Khalmaria – contos para um café da tarde

Autor: Daniel Constantini

Editora: Litteris

Páginas: 88

Ano: 2019

Gêneros: Contos | Ficção | Romance

Compre na Livraria Litteris | eBook Kindle

Sinopse:Sim, a vida não é calma como se espera. Mas também não é o caos que se imagina. O sentido está nesse misto de tensão e descanso que vai nos levando pelo caminho e nos inspira a viver as nossas muitas histórias. Khaos e Khalmaria apresenta um universo de Luz e Trevas, boas histórias narrada por uma inusitada figura que te convida para se acomodar e degustar cada gota desse mundo como um bom café. Nesse volume são reunidos os contos de Daniel Constantini que são apresentados por Mariane Castelo, uma bruxa tranquila e serena que lhe convida para a sua intimidade recontando cada história desenvolvida pelo autor como se tivessem vida própria.

Esta é a obra de estreia do autor Daniel Constantini em publicações solos após diversas publicações e participações em antologias de editoras independentes ao longo dos últimos anos.screenshot_20200505-162809_instagram

Eu adquiri o meu exemplar diretamente no site do autor durante o pré-lançamento e por isso recebi um mimo super fofo que, ao ler o livro, vi que tem T U D O a ver com a história. Não consigo imaginar um mimo melhor que este — o frasco de vidro no cantinho inferior direito da foto. 

Publicado em 2019, o livro conta com “doze” contos ao longo de oitenta e oito páginas, sendo o primeiro deles intitulado como “Capítulo Zero“, nele conhecemos Mariane Castelo, a detentora de todas as histórias da obra. 

 

“Todo mundo tem uma história pra contar.”

 

Mariane Castelo, a baronesa da cidade onde mora e dona do Khave café, é uma feiticeira viciada em roubar histórias e aprisionar em pequenos frascos. Cada capítulo é uma pequena amostra do que ela guardou dentro destes pequenos frascos ao longos dos anos. Cada história abriga o caos da noite e a calmaria de uma manhã abençoada.

São onze contos que misturam magia, criaturas bizarras e muita música — desde Chitãozinho e Xororó com o hino nacional brasileiro (Evidências) à nona sinfonia de Beethoven.

O meu conto favorito é o IX, intitulado Arquivos e um desejo, nele podemos conhecer a Júlia, uma jovem aprendiz de arquivista que mora na cidade de Amparo e trabalha na biblioteca municipal da cidade. Em seu aniversário de dezesseis anos ela decide se isolar no subsolo da biblioteca para terminar o estudo de um seminário e descobre uma espécie de “porão”, onde, apesar de úmido e frio, ela se sente agradavelmente aconchegante por estar sozinha. Com a presença da baronesa naquela masmorra, ela descobre uma passagem secreta entre as prateleiras de livros que a levam até um velhote, o morador da mansão subterrânea que existe sob a Biblioteca Municipal da Amparo e membro da Ordem dos Arquivistas que a convida para ser sua aprendiz.

Como visto, podemos encontrar Mariane Castelo em alguns dos contos narrados. Ela é a personagem principal desta obra e, acompanhando as redes sociais do autor, eu acho que tem alguns projetos para a baronesa em sua mente… Na dúvida, vale a pena continuar acompanhando ele e os seus trabalhos.

Esta é uma leitura rápida e “khalma”, onde o leitor imerge em um universo de luz e trevas, sendo possível dar algumas risadas de situações cômicas, se assustar com detalhes bizarros e o “khaos” que habita em muitos personagens.

 

“Estar em contato com esse universo maluco e inconstante foi o que me libertou dessa jaula que eu mesma criei.”

 


Sobre o autor: Daniel Constantini nasceu no dia 10 de fevereiro de 1986 na cidade de Amparo, interior de São Paulo. Desde criança se aventurava nas brincadeiras solitárias a criar mundos e personagens, dar vida em desenhos e uma história interpretada em sua cabeça. Em 2015 escreveu o conto “Quadros Vermelhos e Compassos Sombrios” no livro Legado de Sangue, antologia da Andross Editora e foi muito bem recebido pela crítica.

divider-2461548_1280

Você sabia que o Blog Escritopias está no FacebookInstagramPinterest e Twitter? Acompanhe tudo o que rola por aqui em sua rede social favorita! 💜


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s